top of page
  • Foto do escritorThiago Rodrigues

Ídolos do Coração - Parte 1

Cuidados que devemos ter para não entregar o trono do coração a falsos "deuses".


Calvino disse que o coração é uma fábrica de ídolos. Quer dizer que sempre há o risco de que o nosso coração seja governado por outras influências, que não o Deus Todo-Poderoso. Isso nos lembra da importância de resguarda o nosso coração dos ídolos.


Biblicamente, não são apenas as imagens de escultura que podem ser definidas como ídolos, mas tudo que for objeto da nossa adoração, isto é, tudo aquilo a que nos curvamos e reverenciamos em nossa vida. Neste sentido, o Senhor Jesus adverte no Sermão do Monte, que ninguém pode servir a dois Senhores; e a figura que Jesus utiliza para o outro "senhor" são as riquezas, e com isso, Jesus nos ensina que tipo de coisas podem nos dominar.


O problema da idolatria é que ela rouba a honra que é devida somente ao Senhor, ao passo que nos tornamos influenciados por valores e objetivos que não procedem de Deus. Uma vez que o Senhor nos revelou a verdade através de Sua Palavra, sabemos que há um só Deus, que é o Criador de todas as coisas, e é a Ele que devemos servir e honrar com a nossa vida, com tudo que somos e temos, nossa vida deve ser consagrada a Ele, e disposta para servi-Lo. Contudo, o coração do homem é pecaminoso e corrupto, e pode abrigar no trono do seu coração outro tipo de governante, segundo seus próprios interesses ou enganos.


Quando aceitamos outro “deus” sobre nós passamos a viver não segundo os critérios de Deus, mas em padrões tortuosos, malignos e potencialmente destrutivos, tanto para nós mesmos, como para os que nos cercam. Quando damos guarida aos bens como um “deus”, passamos a organizar nossa vida toda em torno da aquisição e da fruição deles. Se o “deus” no trono do coração é o desejo sexual, pode levar a uma conduta focada na satisfação dos desejos carnais, à degeneração, perversão moral, e até fazer com que não haja espaço para uma vida familiar biblicamente correta e saudável.


Todos os caminhos em que os ídolos nos conduzem são tortuosos e problemáticos para nós e para o nosso próximo. Por isso, precisamos com determinação e perseverança, sondar nossos corações, conhecer o seu estado, saber a quê, ou quem, está se apegando, e não nos acomodarmos se virmos outras coisas nos influenciando e dirigindo, mas rejeitá-las.


O apóstolo Paulo, escrevendo para a Igreja de Corínto, falou sobre este problema. Em 1 Coríntios 10.1-14, cita a história de Israel, que se desviou do Senhor, buscando os ídolos, e colheu muitos problemas. Devemos cuidar para que nosso coração seja apenas do Senhor.


Vejamos o que diz o apóstolo Paulo:

Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto.
Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.
E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.
Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde de todo desvio, e que levemos a sério nosso relacionamento com o nosso Pai Celeste, sondando e limpando o coração de todo mal.

bottom of page