top of page
  • Foto do escritorEgmon Pereira

Apocalipse não é o fim do mundo

por Egmon Pereira



Provavelmente você já leu em algum lugar ou assistiu filmes que relacionam a palavra Apocalipse - Apokalypsis, do grego - ao fim do mundo. Não é a intenção destas poucas linhas tecer alguma crítica ferrenha à criativa mente humana que produz histórias, tanto em livros quanto nos cinemas com o intuito apenas comercial e de nos divertir. Porém, é preciso que tenhamos em mente que tais espetáculos passam longe, mas muito longe da real mensagem escrita pelo autor do livro - carta - o Apóstolo João. Também não serão condenados aqueles que se divertem com tais histórias, desde que o façam conscientes do verdadeiro alvo e significado de Apocalipse.


Os livros Bíblicos, em sua grande maioria, não têm os nomes com os quais os conhecemos. Geralmente seus nomes são, ou a primeira frase ou a primeira palavra que aparece no livro. No caso de Apocalipse, seu nome de origem já seria suficiente para provarmos a tese deste artigo, Revelação de Jesus Cristo (Ap. 1.1 - NAA). Isso mesmo, o título deixa claro que seu tema nada tem a ver com o temido “fim do mundo”. Mas antes de entendermos qual a real mensagem desse tão controverso, maravilhoso e enigmático livro, vamos tentar compreender de onde surgiu o mito de que Apocalipse é o fim do mundo.


Uma possível origem seria sua linguagem figurada. É fato que encontramos alguns textos tais como: “...Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue, e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos...” ou “Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia...” (Ap. 6.12-13 e 21.1-5), entre outros. O grande problema é usar textos bíblicos fora de seus contextos¹. Não há a menor pretensão aqui em levar o leitor a compreender todo o livro e sua linguagem altamente figurada com tão poucas linhas, mas pelo menos despertar o interesse em buscar conhecer seus significados. E para entender bem a mensagem do livro é obrigatório que, em primeiro lugar, se conheça bem a situação e, quem eram os primeiros leitores aos quais João enviou o livro. Willian Hendrix em seu livro Mais que vencedores² nos lembra que esses cristãos: “Estavam em grande tribulação”, “Foram mortos”, “Foram perseguidos”, “Carregavam em si a sensação de que suas orações não eram ouvidas”. O que eles menos precisavam ouvir era uma mensagem sobre o fim do mundo e sim de esperança. E é exatamente esta a grande e poderosa mensagem de revelação encontrada em todo o livro de Apocalipse.


O livro não nos revela o fim de todas as coisas e muito menos quando se darão cada um de seus eventos narrados, seja no livro ou em qualquer parte das Escrituras. Mas o livro revela, aos primeiros cristãos que receberam os escritos e a nós que hoje o lemos, o Cristo glorificado e vencedor.


Ele nos mostra que apesar de toda a perseguição e sensação de estarmos abandonados, na verdade Jesus Cristo reina soberano e todas as coisas estão acontecendo de acordo com Sua soberana vontade. Apocalipse provavelmente é um dos livros bíblicos que contém o menor número de novidades. Praticamente todos os seus textos podem ser encontrado nos cinco primeiros livros do profeta Moisés, nos profetas maiores e menores, nos Salmos ou pelo menos suas referências. Apocalipse é um livro que te convida a lê-lo. É o único livro da bíblia que contém uma promessa de bênção para aqueles que o leem.


Apocalipse não é o fim do mundo e nem ao menos trata de tal assunto. Mas sim de revelar à toda a humanidade O Cristo vencedor, Glorificado, Rei dos reis e Senhor dos senhores, trazer um consolo aos Seus discípulos de todas as épocas de que ainda que tudo pareça fora do controle, o Cordeiro que foi morto, mas ressuscitou, o Leão da Tribo de Judá está assentado no Trono ao lado do Pai regendo todas as coisas e em breve voltará para buscar a Sua Igreja.


Ao contrário do desespero da espera pelo fim do mundo, sabermos que em breve, Jesus Cristo trará redenção a toda a Sua criação (Cf. Romanos 8.18-23) nos dá esperança, conforto, consolo ânimo todos os dias.


Maranata! Vem Senhor Jesus!



___________

¹ Técnica jocosamente conhecida como a "Origem de todas as heresias".

² Super recomendo sua leitura para um melhor compreensão versículo a versículo do livro.

bottom of page